Vale a pena investir em inbound marketing?

ilustração de uma mesa com computador

É muito difícil pensar em comprar algo específico e clicar no botão de finalizar uma compra, sem antes fazer diversas pesquisas na internet, para entender melhor sobre o produto ou serviço, não é mesmo? Ao longo dos anos, os empreendedores puderam perceber a mudança no comportamento de compra dos clientes e como o mercado teve de adaptar as mudanças que a internet provocou em todos os tipos de negócios.

Investir em anúncios online, propagandas na tv e outdoors, por exemplo, nem sempre é a melhor opção para continuar alavancando negócios em tempos digitais. Na internet, o inbound marketing surgiu como uma estratégia viável que traz resultados efetivos, aliando informação de qualidade e vendas.

 

Mas afinal o que é Inbound Marketing?

O conceito de inbound marketing pode ser definido como marketing de atração, exatamente pela sua função. O inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing com o foco em atrair pessoas de um nicho específico que visitam sites, blogs ou redes sociais e convertê-las em clientes através de conteúdos relevantes. Mas não é só isso, o inbound marketing, também visa o relacionamento com esses clientes a fim de fidelizá-los.

 

Estágios do Inbound Marketing

A metodologia do inbound marketing é extremamente relevante para que as estratégias dos conteúdos realmente tragam resultados, a seguir vamos explicar as cinco etapas do inbound marketing.

1 Atrair – Nessa primeira etapa é muito importante que o conteúdo em texto, vídeo, imagem etc, consiga captar os possíveis clientes que se interessam pelo seu nicho. Por isso o conteúdo deve ser relevante e atrativo para esse público.

2 Converter – A conversão complementa a atração. Depois que essa pessoa já é consumidor do seu conteúdo, é preciso que ela esteja diante de uma oferta ou benefício que você possa oferecer, para que em troca você garanta algum dado relevante sobre ela, como o e-mail, fazendo com que ela se transforme em um lead.

3 Relacionar – É na etapa de relacionamento que os conteúdos devem “amadurecer” esses leads, para que eles possam comprar seus produtos ou serviços. Os conteúdos devem ser estratégicos para ser possível identificar em qual grau de interesse esse lead está, até que ele se tornar um cliente.

4 Vender – Nessa etapa as ações devem ser assertivas e certas de que este lead já está maduro para se converter em cliente. A fim de que o conteúdo não seja em vão e esse lead não desvie da jornada de compra.

5 Analisar – Na etapa final é hora de mensurar e comprovar os resultados obtidos. Com as ferramentas do marketing digital é possível monitorar cada passo do cliente nos sites, posts e campanhas, para entender o que pode ser melhorado ou replicado nas próximas ações de inbound marketing.

 

Vantagens para empreendedores investirem em Inbound Marketing

O porque investir em inbound marketing não é algo difícil de responder. O inbound marketing já se consolidou como uma estratégia digital que traz resultados, gerando vendas, mais clientes e presença digital. Os hábitos de compra das pessoas estão mudando e junto a isso o mercado também é afetado. É por essa razão que vamos te apresentar alguns dos muitos benefícios de utilizar o inbound marketing no seu negócio, continue a leitura para ficar por dentro.

  • Atração dos clientes certos – Com o conjunto de estratégias dentro do inbound marketing, os conteúdos criados alcançam possíveis clientes e até mesmo pessoas que já estão prontas para a compra. Não são conteúdos jogados ao vento ou de forma generalizada. É por isso que o inbound marketing garante assertividade na geração de leads.
  • Aumentar a visibilidade de sua marca – O inbound marketing tem a capacidade de criar a presença digital que sua marca precisa. Presença em termos de mercado, sempre foi algo muito importante para uma empresa, ainda mais em tempos digitais. Com a presença digital, seus negócios podem expandir mais do que você imagina, além disso, com os conteúdos, a marca da sua empresa se torna autoridade, especialista nos assuntos que ela atua, sendo respeitada e criando relacionamento com seus clientes.
  • Diminuição de custos com novos clientes – Com o passar do tempo não será prioritário se preocupar com a aquisição de clientes. Com as estratégias e conteúdos de inbound marketing, sua empresa consolidará uma estrutura que vai gerar leads regularmente.

 

Como começar a adotar o Inbound Marketing no seu negócio

Você não precisa se preocupar em por onde começar uma estratégia de inbound marketing, para sua empresa. Hoje, existem profissionais capacitados que entendem da área para alavancar seu negócio, esses profissionais fazem parte de uma agência de inbound marketing.

Essas empresas são especializadas em atender diversos tipos de negócios além de apresentar a você resultados efetivos na geração de leads. Contratando uma agência de inbound marketing, você não precisa se preocupar com novos clientes, presença digital e outros pontos que destacamos. Não perca a oportunidade de expandir suas vendas e ter resultados efetivos.

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