Fadiga nervosa: como tratar?

A fadiga nervosa é um esgotamento físico e psíquico cujas causas são múltiplas.

Ela não deve ser negligenciada porque pode levar a patologias mais graves, como depressão ou esgotamento.

Como reconhecê-lo? O que pode levar ao cansaço nervoso? Como isso pode ser evitado?

Fazemos um balanço com Boris Amiot, treinador de desenvolvimento pessoal e ele vai nos contar algumas atitudes para aliviar o cansaço mental e melhorar um pouco mais sua saúde.

Sintomas de fadiga nervosa

As pessoas que sofrem de fadiga nervosa experimentam:

  • fadiga física severa;
  • distúrbios do sono;
  • dificuldade de concentração;
  • hiperemotividade.

“Ocorre quando não escutamos e alimentamos nossas próprias necessidades a longo prazo. A fadiga nervosa eventualmente ocorre quando seguimos um ambiente que não nos convém mais”, explica Boris Amiot.

Fadiga Mental

Este esgotamento mental é na verdade um sinal de alerta para que nosso corpo e nossa mente mudem as coisas em nossas vidas.

“Infelizmente, quando o esgotamento nervoso nos atinge, ou não sabemos o que poderia ter levado a isso ou nos sentimos impotentes”, diz o especialista em desenvolvimento pessoal.

É, portanto, essencial tomar um momento para refletir sobre o que causou este cansaço nervoso e para superá-lo melhor.

Qual é a diferença com a fadiga física?

A fadiga física é um estado normal que aparece após um grande esforço físico ou um estresse emocional bem identificado.

Geralmente desaparece após uma ou mais noites de sono e descanso físico. Embora a fadiga nervosa possa ter os mesmos sintomas que a fadiga física, ela se distingue por sua intensidade e duração.

De fato, o cansaço nervoso persiste apesar de uma boa noite de sono, instala-se com o tempo e perturba todas as esferas da vida (trabalho, vida conjugal, vida familiar …).

“Quanto menos a escutamos, mais ela se fará sentir“, insiste Boris Amiot.

O que pode levar ao cansaço nervoso?

Vários fatores entram em jogo na fadiga nervosa:

Problemas no casal. Quando os aborrecimentos se repetem dentro do casal sem nenhum questionamento real, eles podem levar ao cansaço nervoso.

A repetição de problemas em uma esfera tão importante quanto o casal é perigosa para nossa saúde psicológica.

Falta de consideração e gratidão no trabalho. A necessidade de ser reconhecido no trabalho contribui para o bem-estar da empresa.

Quando esta necessidade não é atendida e os sinais de ingratidão por parte dos colegas e superiores se multiplicam e duram muito tempo, o risco de fadiga nervosa é grande.

Carga mental é o fato de pensar constantemente no trabalho que nos espera no escritório ou em casa e planejar com antecedência a gestão e organização das tarefas profissionais ou domésticas, com o objetivo de satisfazer os outros (colegas, cônjuge, filhos).

Ela gera estresse que pode levar a distúrbios psicossomáticos, incluindo fadiga nervosa.

Como isso pode ser evitado?

É essencial ouvir suas necessidades físicas e psicológicas para evitar o cansaço nervoso. Como isso pode ser evitado?

Cuidando de seu estilo de vida. Quando nosso corpo nos pede para diminuir a velocidade, temos que ouvi-lo!

Dar a si mesmo momentos de descanso e relaxamento só para si mesmo é essencial, assim como a atividade física regular e os bons hábitos alimentares.

Ser gentil consigo mesmo significa, antes de tudo, cuidar de seu bem-estar físico.

“Você pratica a auto-estima aprendendo a escutar as necessidades de seu corpo”, diz o treinador de desenvolvimento pessoal.

Ao escanear sua vida para identificar o que não lhe convém. “Escanear todas as áreas da vida para ver o que não está de acordo com as próprias aspirações sem julgá-las, nos permite colocar o dedo no que poderia, a longo prazo, levar à fadiga nervosa”, aconselha Boris Amiot.

Uma vez identificadas as tensões e problemas, nos perguntamos quais são nossas necessidades e tentamos afirmá-las dia após dia, até que isso se torne um hábito.

Aprendendo a desacelerar. Em uma sociedade onde tudo vai muito rápido, parece difícil desacelerar o ritmo.

No entanto, é essencial desacelerar para viver a vida ao máximo e assim desabrochar.

“Estamos em um frenesi de ‘fazer’ que nos impede de ouvir nossas próprias necessidades. Para desacelerar, precisamos nos afastar de tudo que nos desliga dos outros e da natureza, e dar espaço para nossa criatividade”, conclui o especialista em desenvolvimento pessoal.

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