Ansiedade na pandemia: vejas estas dicas de como controlá-la

Mulher com a mão na cabeça com sinais de ansiedade

Um transtorno que apareceu com muita força nas pessoas, durante a pandemia, foi a ansiedade. Com as redes sociais ficou fácil achar outras pessoas que sofrem com esse mesmo problema, mas também, o acesso à informação sobre esse assunto ficou mais fácil.

Hoje vamos falar um pouco sobre o transtorno de ansiedade, sobre o que é, seus sintomas, quem pode ser afetado, como tratar e alguns métodos alternativos que ajudam e complementam a forma de como lidar com a ansiedade, para que você tenha uma boa qualidade de vida e vença esse distúrbio.

 

O que é ansiedade?

Ansiedade está ligada a angústia, tensão e inseguranças. Podem causar um mal-estar quando essas sensações são frequentes, podendo chegar ao ponto de ser chamado de doença. É um transtorno que tem tantos sintomas psicológicos quanto físicos.

 

Quais são os sintomas da ansiedade?

Como eu falei, sintomas de ansiedade vão desde sensações psicológicas quanto físicas. Para você entender melhor, vamos falar sobre esses dois tipos.

 

Sintomas psicológicos:

  • Angústia
  • Inquietação
  • Insônia
  • Dificuldade de concentração
  • Tensão
  • Preocupações com o futuro

 

Sintomas físicos:

  • Sudorese
  • Falta de ar
  • Hiperventilação
  • Boca seca
  • Formigamento
  • Náusea “Borboletas” no estômago
  • Ondas de calor
  • Calafrios
  • Tremores
  • Tensão muscular
  • Dor no peito
  • Coração acelerado
  • Sensação de desmaio
  • Tonturas

 

E se não cuidar desse transtorno no início, poderão haver complicações como:

  • Perturbações de Ansiedade, Ataques de Pânico, Perturbações Obsessivo-Compulsivas, Fobias
  • Depressão
  • Dependências de álcool e outras drogas
  • Problemas de relacionamento social
  • Diminuição do sistema imunitário
  • Maior probabilidade de existência de doenças respiratórias, cardiovasculares e metabólicas
  • Suicídio

Você viu que essa lista não é pequena e não é brincadeira. Portanto, se cuide.

 

Quem pode ter ansiedade?

Qualquer pessoa pode ser afetada por esse transtorno, independente de idade e sexo, ou seja, a ansiedade pode atacar tanto jovens e adultos, quanto crianças também podem ser afetadas.

 

Como controlar a ansiedade?

Existem vários fatores que podem fazer com que os sintomas da ansiedade diminuam, mudando alguns hábitos, você consegue enfrentar essa situação de maneira mais tranquila.

 

  • Estabeleça uma rotina

Tendo horários para acordar, trabalhar, se alimentar e fazer as outras atividades do seu dia a dia, com pequenas pausas para pensar um pouco em você.

 

  • Não se cobre demais

A auto cobrança nos sabota demais, faz com que coloquemos pensamentos e preocupações em cima de coisas que não precisamos. Isso, pois nenhum humano consegue dar conta de tudo o tempo todo.

Essa cobrança vai desde a organização de sua casa até as tarefas do trabalho, querendo que tudo seja feito e esteja perfeito.

 

  • Se alimente bem

Cuidar de si mesmo faz toda a diferença e a alimentação não está fora desse autocuidado, pelo fato de ser o nosso combustível. Não deixe de comer e não coma somente porcaria, isso pode te acarretar outros problemas de saúde, portanto, evite, use e abuse das frutinhas, legumes e verduras. Um planejamento nutricional pode ser uma ótima ideia.

A respeito dos cuidados consigo mesmo, tire um tempinho na sua semana para cuidar de sua pele, suas unhas, do seu corpo, seu cabelo. Tire um tempo e dedique-o somente a você.

 

  • Medite

A prática da meditação para ansiedade pode ser uma grande amiga. Esse exercício pode ajudar você a se acalmar, diminuir o stress e também os problemas para dormir.

Existem meditações guiadas disponíveis em canais de youtube, assim como aplicativos próprios para essa prática, com várias opções de meditações que vão de acordo com as suas necessidades. Então escolha um lugar tranquilo em sua casa e se concentre.

 

  • Inclua exercícios físicos em sua rotina

Além da meditação, as atividades também ajudam a diminuir a ansiedade. Além desse benefício, tem grandes efeitos no seu físico, na qualidade do seu sono e na sua concentração.

 

Qual é o tratamento para ansiedade?

Existe mais de um tipo de ansiedade, onde algum sintoma é prevalente e por esse fato, não existe só uma maneira de como vencer a ansiedade. Então essa “fórmula” vai variar de caso a caso. A psicoterapia ajuda numa melhor compreensão de seu problema e na forma como encará-lo.

A mudança de hábitos é uma ótima maneira, outro jeito é fazer o uso de chá para ansiedade, que não são nada mais nada menos do que chás calmantes e naturais, os três mais conhecidos, são:

  • Chá de Erva-Doce
  • Chá de Maracujá
  • Chá de Camomila

De maneira também mais natural, o uso de floral para ansiedade é uma boa opção. Basicamente é um conjunto de plantas que combinadas auxiliam no controle das sensações desconfortáveis que a ansiedade traz, fortalecendo a sensação de tranquilidade e paciência.

Uma outra forma de tratamento alternativa, porém, que foi comprovada a eficácia, é a homeopatia para ansiedade é um tratamento que é efetivo e não apresenta efeitos colaterais, oferecendo bons resultados, que independe do seu baixo custo. O remédio homeopático não é agressivo igual aos outros e não causa dependência. Além de poder ser utilizado para tratamento de outros transtornos.

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